A Paróquia Nossa Senhora da Vitória de São Cristóvão – SE, celebra neste ano de 2021 o Jubileu dos 413 anos de sua fundação. São 413 anos de história, de fé e evangelização. Temos grandes motivos para agradecer a Deus neste ano jubilar.

Aqui teve origem a caminhada de fé do povo sergipano. A Paróquia Nossa Senhora da Vitória foi a primeira do Estado de Sergipe. No dia 08 de setembro de 1608, Dom Constantino Barradas, 4º Bispo da Bahia, criou a nossa Paróquia por ordem do Monarca de Portugal, o rei Felipe II.

Dom Constantino Barradas nasceu em Lisboa, por volta do ano 1550, sendo seus pais André Henrique e Francisca Barradas. Fez longos estudos, obtendo os graus acadêmicos em artes (filosofia) e doutor em teologia pela Universidade de Coimbra. Era sacerdote secular da Arquidiocese de Lisboa, quando a 09 de setembro de 1602 o Papa Clemente VIII o confirmou Bispo de São Salvador da Bahia. No ano de 1608 criou as Paróquias de Cairu, do Espírito Santo de Boipeba, de Nossa Senhora da Vitória de São Cristóvão de Sergipe, de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe, de Nossa Senhora da Assunção de Fortaleza e de Nossa Senhora da Vitória do Maranhão.

Durante estes 413 anos a Paróquia foi administrada por cinqüenta párocos. O primeiro foi o Pe. Gaspar Fernandes e a partir de 1903 os Franciscanos (OFM) foram os responsáveis pela administração paroquial até o ano de 2005.

Neste Jubileu estamos fazendo memória de tantos que nos antecederam no anúncio do Evangelho nesta Paróquia: sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas. É um momento especial para que cada um se comprometa com a obra evangelizadora como “discípulos missionários de Jesus Cristo”.

Atualmente a Paróquia é contemplada pelo ardor missionário de muitos cristãos leigos e leigas, como também pela família religiosa: Frades Carmelitas, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e as Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Para celebrar este momento de júbilo no dia 17 de agosto temos a alegria de receber a Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e no dia 29 a Imagem do Senhor do Bonfim da Bahia. No dia 08 de setembro, dia da padroeira da Cidade, teremos a Concelebração Eucarística pelos 400 anos de paróquia.

Com Maria, elevamos o nosso Magnificat a Deus por este Jubileu e parabenizamos todos aqueles que com muita intrepidez fizeram parte dessa história de quatro séculos de evangelização.

FREI PEDRO RANGEL TRAJANO LINS, O.CARM – PÁROCO